De mães para mães

na ninho o cuidado da sua família é Prioridade

A Ninho foi criada para cuidar da saúde mental da sua família desde a gravidez até a infância do seu filho(a). 

 

Seu Filho & Sua Família

Aqui Você Encontra o Acompanhamento Psicológico Necessário Para Você, Seu Filho e Sua Família!

Visão Integral do Ser Humano

A Psicologia baseada em evidências te dará a tranquilidade em receber um atendimento atualizado de acordo com as suas demandas.

Psicoterapia

A Psicoterapia Infantil auxilia nas emoções, comportamentos e pensamentos da criança, permitindo que ela entenda a si própria, juntamente com a orientação parental.

A criança chega na terapia por alguma dificuldade que os pais ou a escola estão tendo ao lidar com a ela. Nas primeiras sessões, será feita uma anamnese com os pais para entender o que deve ser trabalhado e eles serão orientados na forma de comunicar a criança sobre a terapia. Após esse levantamento, é iniciado o processo com a criança e pais para alcançar os objetivos traçados. Todo mês, há uma sessão para monitoramento e orientação dos pais para que eles possam aprender a entender e a lidar com a criança.

Além disso, disponibilizo um treinamento parental básico, onde eles poderão entender mais sobre a relação entre emoções, pensamentos, comportamento e ambiente.

A Psicoterapia Infantil é indicada quando se percebe uma dificuldade da criança em lidar com algumas situações (escolares, sociais, relacionais) e que estas estão causando prejuízo ao desenvolvimento dela. Alguns sintomas que podem ajudar na identificação dessa necessidade, desde que eles sejam intensos e frequentes. Eles podem aparecer como uma irritabilidade, agressividade, um choro excessivo, um isolamento, entre outros.

Terapia Alimentar

Alimentar-se não é simplesmente se sentar e comer. É um ato bem complexo que envolve vários sistemas atuando de forma simultânea, como o orgânico, muscular, oral, sensorial e ambiental. Para muitas crianças isso pode não ser um problema e ela se alimenta de forma funcional obtendo os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Porém, para outras tantas, alimentar-se pode ser bastante complicado e desagradável.

Através da Terapia Alimentar é possível avaliar essa criança juntamente com a sua família para entender o funcionamento familiar e intervir assertivamente para que a criança possa se alimentar bem, obter os nutrientes necessários para se desenvolver e se sentir bem comendo.

Além de obter nutrientes para o bom desenvolvimento infantil, a alimentação também é um meio de interação social e a dificuldade em alimentar-se pode trazer prejuízos também nesse aspecto. Geralmente, crianças com dificuldade alimentar possui uma inflexibilidade cognitiva e uma rigidez comportamental, dificultando assim esse processo.

Dessa forma, a Psicologia entra em ação para juntamente com outros profissionais (fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais) para ajudar essa criança e sua família a ultrapassarem essas dificuldades através da brincadeira, da imaginação, técnicas específicas e psicoeducação sobre o problema.

Como saber se seu filho(a) precisa de Terapia Alimentar?

Observe se ele(a):

  • Demonstra falta de interesse ou recusa pelos alimentos;
  • Evita explorar o alimento, seja através do toque ou da experimentação;
  • Evita alguns alimentos devido a textura, cor ou cheiro;
  • Demonstra não gostar ou não se sente confortável no momento das refeições;
  • Não possui autonomia na hora de comer;
  • Consome baixa quantidade e qualidade de alimentos;
  • Exclui um ou mais grupos alimentares.

Pré-Natal Psicológico

O Pré-Natal Psicológico é um trabalho de orientação e reflexão sobre a parentalidade e tem como objetivo prevenir alterações significativas durante a gestação e puerpério.

Trabalharemos a transição para a parentalidade, as alterações esperadas nesse período, o parto desejado, o puerpério imediato e as estratégias com a rede de apoio. Além disso, trabalharemos o aleitamento materno, o papel do pai, dos irmãos e dos avós para que eles possam ser agentes de prevenção.

Você também irá entender a importância da alimentação na gestação e pós-parto com a Nutricionista Gabriela Alvarez, mãe e nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Esportiva, com consultórios em Salvador-BA e Aracaju-SE.

Isso tudo em 8 sessões com duração média de 01h30m. A frequência semanal ou quinzenal dependerá do tempo de gestação, pois o objetivo é que a mãe e a família terminem o PNP antes do bebê nascer.

Após o nascimento, oferecerei 2 sessões domiciliares para garantir que as mães e as famílias estejam bem emocionalmente.

Orientação A Pais

A Parentalidade traz muitas alegrias, mas nem por isso deixam de vir acompanhada de inseguranças, dúvidas, rigidez e, algumas vezes, de situações mais graves que geram dor ou desespero.

Como sabemos, filhos não vêm com manual e é muito comum que os pais tenham dúvidas em relação a algumas atitudes a serem tomadas em determinadas situações.

Cada família é única! E a Orientação a Pais (OP) vem para ajudá-los nesse momento, como forma de psicoeduação, na qual será discutida a situação e a melhor forma de solucioná-la considerando a realidade da sua família!

A Orientação a Pais, no geral, tem como objetivo ensinar habilidades específicas que auxiliam na criação dos filhos. Além disso, alguns pais têm buscado a OP após receberem algum diagnóstico do filho, seja intrauterino ou depois de nascido.

Atualmente temos mais conhecimento sobre vários transtornos e a OP pode ajudar nesse processo. Desde entender o funcionamento daquele transtorno como, principalmente, a ajudar o filho a se desenvolver plenamente. 

Portanto não se trata de psicoterapia familiar. São sessões estruturadas de orientação. Elas têm duração de uma hora. Porém, a quantidade de sessões só poderá ser estimadas após a etapa da avaliação.

fale conosco

Danielly Monteiro

Psicóloga Infantil e Perinatal

CRP 19/2019